Diagnóstico


 A. Dificuldades na interação social
(1) falta de contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social.
(2) dificuldades em desenvolver relacionamentos apropriados ao nível de desenvolvimento com os seus pares.

(3) ausência de tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (por ex., deixar mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse a outras pessoas).

(4) falta de reciprocidade social ou emocional.
       B. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades
(1) insistente preocupação com um ou mais padrões estereotipados e restritos de   interesses, anormal em intensidade ou foco.

(2) adesão aparentemente inflexível a rotinas e rituais específicos e não funcionais.

(3) maneirismos motores estereotipados e repetitivos (por ex., dar pancadinhas ou torcer as mãos ou os dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo).
(4) insistente preocupação com partes de objetos.
       C. Dificuldades nas áreas social e ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento
      D. Não existe um atraso geral clinicamente significativo na linguagem (por ex., palavras isoladas são usadas aos 2 anos, frases comunicativas são usadas aos 3 anos)
      E.     Não existe um atraso clinicamente significativo no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de habilidades de auto-ajuda apropriadas à idade, comportamento adaptativo (outro que não na interacção social) e curiosidade acerca do ambiente na infância


Quadro elaborado de acordo com o DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders/ Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

1 comentário:

  1. Os pontos acima são também ao ver básicos para se reconhecer se alguém é portador da SA. Infelizmente a maioria dos profissionais da área da saúde mental que procurei nos 5 anos mostraram-se inaptos para fazer o diagnóstico correto.

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