(1)
falta de contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para
regular a interação social.
(2) dificuldades em desenvolver relacionamentos apropriados ao nível de desenvolvimento com os seus
pares.
(3) ausência de
tentativa espontânea de compartilhar prazer, interesses ou realizações com
outras pessoas (por ex., deixar mostrar, trazer ou apontar objetos de
interesse a outras pessoas).
(4) falta de
reciprocidade social ou emocional.
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(1)
insistente preocupação com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesses, anormal em intensidade ou foco.
(2) adesão
aparentemente inflexível a rotinas e rituais específicos e não funcionais.
(3) maneirismos
motores estereotipados e repetitivos (por ex., dar pancadinhas ou torcer as
mãos ou os dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo).
(4) insistente
preocupação com partes de objetos.
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D. Não existe um atraso geral clinicamente
significativo na linguagem (por ex., palavras isoladas são usadas aos 2 anos,
frases comunicativas são usadas aos 3 anos)
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E.
Não existe um atraso clinicamente
significativo no desenvolvimento cognitivo ou no desenvolvimento de
habilidades de auto-ajuda apropriadas à idade, comportamento adaptativo
(outro que não na interacção social) e curiosidade acerca do ambiente na
infância
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Quadro elaborado de acordo com o DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders/ Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).
Os pontos acima são também ao ver básicos para se reconhecer se alguém é portador da SA. Infelizmente a maioria dos profissionais da área da saúde mental que procurei nos 5 anos mostraram-se inaptos para fazer o diagnóstico correto.
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